Ashita no Jô – o primeiro Shounen

Yabuki Jô







Ashita no Jô foi lançado no início dos anos setenta, depois de muitos outros animes Shounen nas décadas de 50 e 60. Mas eu diria que Ashita no Jô foi o primeiro anime que revolucionou o estilo, introduzindo todas as características de um Shounen moderno.

Ashita no Joe
Ashita no Joe

Os gráficos não são certamente os mais primorosos, mas isso deve-se à altura em que o anime foi lançado. Para além disso, essa escassez de cores vivas e boa tecnologia de animação conferem ao anime um ambiênte muito propício àquilo que ele representa: o Japão do pós-guerra.

Ashita no Joe
Ashita no Joe

Como qualquer Shounen moderno, Ashita no Jô surpreende-nos com as raízes humildes do protagonista, um párea rebelde com uma forte personalidade que se ato-superará dentro do mundo do Box profissional. O sentimento de competição é incomparável. A comédia e o drama jogam de forma inocente neste anime que é já mencionado como um clássico, infelizmente desconhecido por muitos.

Ashita no Joe
Ashita no Joe

Quem vir este anime certamente reconhecerá de imediato as raízes de um estilo que deu origem a DragonBall, Saint Seiya, Bleach, Naruto, Hajime no Ippo, Rouroni Kenshin, entre outros. Mas fica um aviso: o protagonista tem um carisma que deixa todos os outros na lama. é o Vegeta de Ashita no Jô.

Mónica Durães




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *