Quem é verdadeiramente Ulquiorra?







O Ulquiorra é aquele personagem que, à semelhança do Vegeta de DragonBallZ, atua como um vilão que levará o protagonista a debater-se com o vilão mestre, neste caso, o Aizen. Mas a evolução de Ulquiorra em Bleach foi inesperada. Ele não se tornou um co-herói. Ele simplesmente se desfez em cinzas antes mesmo de sabermos se haveria essa possibilidade.
Para além disso, Ulquiorra é considerado um personagem perfeito pois nunca se descaracteriza. O mesmo Ulquiorra impassível e analítico que vemos aparecer em Karakura, vêmo-lo desvanecer-se perante Ichigo, num final anti-climático.
Nada muda na sua personalidade e nada nos é revelado sobre ele. Sabemos somente que é um Grande Menos da categoria VastoLord que se uniu ao exército dos Espada.
Sabemos também que o seu pensamento é completamente racional, niilista e, por isso, Ulquiorra representa a solidão.

Ulquiorra Cifer manga
Ulquiorra Cifer manga

Assim sendo, parece fazer sentido que Ulquiorra, sem qualquer motivo aparente, se enlace numa trama liderada por Aizen. Esse é o conceito do niilismo: estamos aqui e fazemos coisas. Para quê? Porquê? Para nada, por nada.

Contudo, Ulquiorra está carregado de simbologias que nos podem remeter àquilo que ele representa. Tudo nele parece um pouco anti-cristão. O seu fato branco lembra a batina de um padre, o seu sobrenome é Cifer (Lúcifer).

Ulquiorra Cifer manga
Ulquiorra Cifer manga

Ulquiorra significa aquele que chora. Segundo Tite Kubo, o nome Ulquiorra é uma adaptação do nome Urquiola (reparem que ambos se lêem Uruquiora em japonês). O sobrenome Urquiola é de origem espanhola e significa “lugar de bétulas”. A Bétula Branca é chamada, em inglês, de Silver Weeping Birch ” bétula prateada choradeira ou pendula”. Esta árvore é bela e delicada, muito frequentemente encontrada em jardins, no entanto, a sua forma selvagem está muito ligada ao simbolismo da morte já na cultura Celta e também pelo facto existiram florestas desta árvore em lugares próximos dos campos de concentração.

Bosque de bétulas
Bosque de bétulas

Por falar em morte, o número de ranking do Ulquiorra é o 4. Na Bíblia, o quarto cavaleiro do apocalipse representa a morte. E é claro que não podemos esquecer a sua forma Resurrección, segunda etapa, onde Ulquiorra se transforma no próprio Satanás.

Ulquiorra Cifer Ressurecion Segunda Etapa
Ulquiorra Cifer Ressurecion Segunda Etapa

Ulquiorra foi, sem dúvida, um dos anti-heróis mais amados pela anime fanbase e a forma como terminou deixou criou um sentimento de confusão e vazio nos espectadores. Mas, convenhámos, foi uma estratégia genial para um personagem genial.

Mónica Durães








Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *