Rorouni Kenshin – Uma obra-prima











O anime Rorouni Kenshin ou Samurai X, como foi traduzido no ocidente, retrata a realidade do Japão durante a Era Meiji, quando o país começou finalmente a abrir as fronteiras para o Ocidente.

SamuraiX
Samurai X

Himura Kenshin é um personagem fictício que, no anime, pertencia à real facção pró-imperialista Ishin Shishi, durante a era de transição do regime Tokugawa para o regime Meiji, conhecida como Bakumatsu. Do lado do Xogun Tokugawa lutava a milícia militar do Shinsengumi, à qual pertenceu Hajime Saito.
Sagara Sanosuke, inspirado num dos membros do Shinsengumi, Harada Sanosuke, em Rorouni Kenshin é um ex-integrante da facção Sekihotai, liderada pelo capitão Sagara. A Sekihotai era aliada do Ishin Shishi.

Shishiu vs Kenshin
Shishiu vs Kenshin

Toda a obra nos mostra, num misto de realidade e ficção, os problemas socio-políticos da época. Himura Kenshin tornou-se um andarilho para se redimir das suas matanças, mas os sobreviventes da guerra perseguem-no como fantasmas do passado, forçando-o numa terrível luta interior entre o matar ou não matar.

Battousai
Battousai

O desenvolvimento da trama gira em torno da expiação dos pecados de Kenshin com excelentes momentos de comédia, um belo romance e, acima de tudo, uma violência não só física, mas sobretudo psicológica.

Samurai X
Samurai X

Quer o anime, quer o manga são obras de arte marcantes pela sua profundidade ideológica e técnica narrativa.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *