A besta dentro de um herói

Guts











A escolha de um líder é sempre um risco. A humanidade sempre tendeu a escolher os seus líderes pelas suas capacidades de liderança e pela sua força. Contudo, o Homem existe sob uma ténue barreira entre o bem e o mal, a moral e a ganância, a bondade e o ódio. A aquisição de poder quase sempre forçará o líder a cair da corda bamba e, quando isso acontece, é bem provável que caia para o lado errado. Essa é a dualidade do Homem que os animes sempre souberam representar muito bem.
Nos animes, os heróis tendem a demonstrar um lado negro sempre que não conseguem conjugar o seu crescente poder com a sua consciência ou moral.
Vejamos alguns exemplos:

Ichigo-hollow
Ichigo-hollow

Bleach – Kurosaki Ichigo, apesar de ser um Shinigami, possui um Hollow interior, o Zangetsu branco, que toma conta da sua consciência inúmeras vezes ao longo do anime e transforma o herói num vilão.

Samurai X
Samurai X

Samurai X – Himura Kenshin tornou-se um assassino durante o período Bakumatsu e a sua sede de sangue acompanha-o durante toda a história. É esse Hitokiri Battosai que o torna implacavelmente forte, mas kenshin não o quer deixar ressurgir na sua vida, pois prometeu nunca mais matar. Nas alturas mais críticas, ele vê-se arrastado para uma luta interior para tomar uma decisão: renegar a sua força e cumprir a sua promessa, ou tornar-se mais uma vez assassino para poder derrotar o seu inimigo.

 

Skullgreymon
Skullgreymon

Digimon adventures 01 – Quando Tai quer desesperadamente, num sentimento de arrogância, fazer o Agumon digivoluir para Greymon, os dados corrompem-se e Agumon digivolui para Skullgreymon, um digimon tipo vírus, irracional, que apenas destrói e não obdece a ninguém.

Gon
Gon

Hunter x Hunter – Outro fator que pode transformar o poder em violência é a mágoa. O inocente Gon é tomado por esse sentimento quando descobre que Kite fora morto durante a sua primeira batalha com Neferpitou e esta logo o reanimou para manipular o seu corpo. Gon atinge um nível de poder destrutivo que o leva a matar impiedosamente Neferpitou.

DeathNote
DeathNote

Death Note – Yagami é um jovem de personalidade severa e antisocial. Repugna o mundo por existirem humanos corruptos que enfraquecem a sociedade. Assim que obtém o poder dos Shinigami, Yagami decide fazer justiça com as próprias mãos, ambicionando tornar-se um Deus que tudo vê e tudo julga. No decorrer do anime, ele perde a razão para a ganância e acaba por enlouquecer.

Como citou Abraham Lincoln ” Se quiser pôr à prova o carácter de um homem, dê-lhe poder.”. Felizmente, todos os nossos heróis conseguiram controlar o “monstro” dentro de si e provar os seus bons carácteres, excepto o Yagami Light que, apesar de protagonista, não é um herói.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *