Another – Um verdadeiro terror











Quando ouvi falar de Another, já sabia que seria um anime modinha porque era sobre uma história de terror e tinha um pouco de gore. Já para não falar na menina pálida que anda sempre sozinha com um tapa-olho pelos cantos sombrios da escola.

Another manga página 1
Another manga página 1

Como qualquer anime modinha, ou se adora, ou se odeia. Eu, fracamente, odiei. As histórias de fantasmas não são fáceis de se escrever. Um boa história de fantasmas tem de ter um enquadramento historico-cultural apropriado. Mas hoje em dia, as histórias de fantasmas são as chamadas “lendas urbanas”.

Another manga página 2
Another manga página 2

Another é uma espécie de lenda urbana, ou seja, tenta-se criar algo de macabro num ambiente pouco propício ao desenrolar de uma história sobrenatural e isso destrói o sentido da narrativa.

Another manga página 3
Another manga página 3

Vejamos então: um aluno transferido para uma turma amaldiçoada. Uma colega franzina e pálida com um tapa-olho que é ignorada por todos, passeia por sítios sombrios como o subsolo do hospital, a biblioteca, uma casa que vende bonecas bizarras e que parece esconder qualquer segredo. Depois temos todos os outros integrantes que mostram comportamentos suspeitos e parecem agir com medo de qualquer coisa. Durante doze episódios, o protagonista faz perguntas a toda a gente e só recebe respostas vagas relacionadas a mortes e incidentes sem nunca descobrir algo concreto sobre porra nenhuma.

Another manga página 4
Another manga página 4

Os personagens começam a morrer um por um de forma macabra. No fim até se tentam assassinar uns aos outros. Enfim. A originalidade é escassa, a narrativa é chata e o final é bastante previsível.
No fim, tudo o que fica é a imagem da Misaki e a cena do guarda-chuva.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *