Gintama – Alma de Prata, Humor de Ouro











Gintama é um shounen de paródia que conta a história do período Edo do Japão, integrando as características e os nomes mais marcantes dessa época. Mas como Gintama é o rei da comédia no mundo dos animes/mangas, não podemos esperar ver desta obra algo como Rorouni Kenshin.

Gintoki, Sakamoto, Katsura e Takasugi
Gintoki, Sakamoto, Katsura e Takasugi

Em Gintama, o Japão feudal abriu as suas fronteiras para os estrangeiros, ou melhor, para os alienígenas aqui chamados Amantos. Gintoki era um dos rebeldes do período bakumatsu, assim como Katsura, o líder de uma corrente filosófica nacionalista e imperialista conhecida como Sonno Joi, do qual faz parte Takasugi, líder do domínio de Choshu que formou a milícia Kiheitai e, por último, Sakamoto, aquele que uniu o Choshu com a Satsuma contra o governo Bakufu.

shinsengumi
shinsengumi

E, é claro, temos a polícia do xogunato, o Shinsengumi e os seus cabeças.

Tudo isto leva a um enredo principal que gira em torno do passado de Gintoki neste contexto histórico. Porém, Gintama é dos animes mais versáteis que têm sido lançados. Isto porque, para além do ótimo plot do mangá, o anime conta com episódios filler muito bem feitos. Então, encontramos uma mistura de ficção científica com factos históricos numa sátira passada num Edo histórico e futurista ao mesmo tempo.

Gintama
Gintama

Não há nada que escape ao humor negro de Gintama. Desde esteriótipos a teorias da conspiração, do traço ao voice acting, este anime leva-nos à extrema comédia transformando o mundo num total absurdo.

Gintama
Gintama

Mas as características do shounen também estão todas lá. O herói carismático, os antagonistas fodões, as lutas incríveis, o drama, o romance e a auto-superação dos personagens.

Kamui
Kamui

No final, apesar dos seus maus momentos, torna-se difícil esperar por mais um episódio da alma de prata.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *