Desenhando um Ulquiorra realista

Boas, pessoal.

Como já devem ter reparado, o Ulquiorra é um personagem de que eu gosto muito e, por isso já o mencionei em alguns posts e nesta coluna de desenhos realistas, ele não poderia faltar. O último que fiz foi o Ciel Phantomhive ( que ficou vergonhoso, mas tentarei de novo).

Eu acredito ser importante para nós, fãs de animes, escrever sobre este assunto porque sempre temos necessidade de imaginar como seriam os nossos personagens favoritos se eles de fato existissem, embora também saiba que muitos preferem o adorável 2D 🙂







Se pesquisarmos no google, no deviantart ou no pinterest, sempre acharemos um monte de personagens desenhados por fãs de forma realista. Todos eles mostram a subjetividade do artista, a forma como ele vê o personagem e o estilo do desenho. Relativamente ao Ulquiorra, eu sempre o vejo retratado de uma forma que…como posso dizer?…não corresponde àquilo que eu imagino que seria o Ulquiorra se ele existisse.

Em primeiro lugar, penso ser importante referir que o Ulquiorra deve ser um dos personagens mais dificeis de ser desenhado de forma realista, porque o traço do Tite Kubo é muito suis generis, usando a distorção das proporções faciais humanas para dar uma expressão mais marcante aos personagens. Quando falamos no Ulquiorra, a situação piora, especialmente no que toca à expressão do olhar.

Ulquiorra
Ulquiorra

Então vamos lá. Se pegarmos no desenho original e apenas lhe dermos volume como este artista fez, ele fica assim, com um rosto completamente desproporcional.

Ulquiorra fanart
Ulquiorra fanart

Outros artistas conseguem dar-lhe um rosto verdadeiramente humano, mas descaracterizam completamente o personagem. Vejam, neste caso, como transformaram o Ulquiorra num príncipe encantado.

Ulquiorra fanart
Ulquiorra fanart

Este já respeita mais a natureza obscura do Ulquiorra, mas a expressão do olhar é completamente diferente. Ele parece estar sim chorando, mas o original tem uma expressão de choro irónica, é o choro do ceticismo.

Ulquiorra fanart
Ulquiorra fanart

Depois há outra questão: a “raça” do Ulquiorra. Nós sabemos, não só pelo nome, mas por toda a sua simbologia paradoxal de satanás-cristo, espiritualidade-nihilismo que ele não é japonês, mas sim caucasiano (possívelmente espanhol). Mas, como a obra é japonesa e a história acontece no Japão, alguns artistas preferem dar-lhe feições asiáticas como é o caso do autor deste belo trabalho.

E, por fim, há sempre quem faça coisas deste género. Eu amo o Marilyn Manson e o Ulquiorra, mas juntá-los é sacanagem gente…e o pior é que eu ri.

Ulquimanson
Ulquimanson

Então é o seguinte: fiz o meu próprio Ulquiorra respeitando alguns pontos que acho essenciais. Peguei no original e pus proporções humanas, dei volume com as sombras e mantive o olhar frio e apático dele, assim como o rosto oval, o nariz aquilino e a sobrancelha baixa sem mostrar as pálpebras superiores. O resultado foi este.

Realistic Ulquiorra
Ulquiorra realista fanart

Eu não sou nenhuma especialista, então vocês podem ver que os detalhes técnicos são muito básicos, ao contrário dos trabalhos dos artistas de cima. Mas em relação à fidelidade entre o original e o realista, penso que me aproximei mais da perfeição.

Ulquiorra Cifer manga
Ulquiorra Cifer manga

Sou só uma amadora partilhando convosco as minhas opiniões, deixem as vossas sentenças nos comentários 🙂

Mónica Durães








Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *